nossos princípios

N

osso maior compromisso é com a produção de conhecimentos, por meio de debates e divulgação de pesquisas, que contribuam para a formação continuada de profissionais que atuam na educação e cuidado de bebês e crianças pequenas. Para tanto, perseguimos os seguintes princípios em nossas ações de pesquisa, ensino e extensão:

Respeito, diálogos, escuta:

Crianças e suas diversas infâncias: sujeitos plenos e de direitos que criam o novo em suas interações e brincadeiras com outros sujeitos e com o mundo, de forma alegre, criativa e questionadora.

Profissionais: parceiros nos diálogos com o NEI:PE-UERJ, que compartilham saberes, fazeres e experiências, com vistas a possibilitar reflexões e práticas éticas, estéticas e políticas.

Famílias: respeito aos diversos arranjos familiares e incentivo a participação nas dinâmicas das instituições de Educação Infantil.

Igualdade: acreditamos na participação de todas e todos, sem nenhum tipo de distinção ou discriminação.

Pluralidade e Diversidade: Defendemos a liberdade de expressão na busca pela construção de trocas e diálogos fundamentados no respeito a manifestações diversas de ideias e concepções.

Liberdade: nossas produções e debates são de livre acesso a todas e todos interessados.

Coletividade: o NEI:PE/UERJ é um trabalho coletivo e colaborativo, que respeita a singularidade de todas e todos os participantes.

Resistência: a todas as formas de supressão da vida coletiva e plural e às violências que afetam crianças e adultos, impossibilitando a produção de uma sociedade verdadeiramente democrática e pautada nos direitos humanos.

O NEI:PE/UERJ é aberto a reflexões e diálogos relativos a debates que circundam à infância, às crianças e a Educação Infantil. É um grupo que ao se apropriar de ferramentas virtuais, busca dialogar e encurtar distâncias. É expressão afirmativa de universidade pública, laica e gratuita em defesa de um espaço público, social, coletivo e plural da Educação. Aqui e em outros canais nos encontraremos para trocar experiências, vivências, e produções.